AMPLIAÇÃO DE TESTAGEM: CANOAS REALIZA MAIS DE 120 MIL TESTES PARA DETECÇÃO DO CORONAVÍRUS

Canoas ultrapassou a marca de 120 mil testes realizados para detecção do coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira (30), divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, foram 120.759, desde o início da pandemia. O número de testes feitos desde janeiro de 2021 já supera o total realizado em dez meses de 2020.

Entre as cidades gaúchas, Canoas é uma das que mais testa a população para o novo coronavírus. O secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, explica que o avanço da testagem é fundamental para conter o contágio e a disseminação do coronavírus. “Com isso, é possível identificar e isolar os casos positivos para impedir uma contaminação ainda maior”, destaca.

Foram adquiridos pelo município 60 mil testes rápidos IGG-IGM e 9,5 mil de detecção de antígeno, cujo tempo de resposta é de 15 a 20 minutos, uma novidade até então na rede pública de Canoas. A Prefeitura recebeu, ainda, 211 mil RT-PCR e 3,5 mil testes rápidos, enviados pelo governo federal.

Total de testes realizados
2020 – 56.464
2021 – 61.835 (até 30/03)

Centros de Testagem
Em Canoas, funcionam cinco centros de testagem, distribuídos nos quatro quadrantes da cidade e na região central. Eles funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a disponibilização de dois tipos de teste: teste rápido de anticorpos e RT-PCR, que é realizado somente mediante apresentação de requisição médica. Desde a abertura dos serviços, em 4 de março, foram realizados 33.375 testes.

Os centros de testagem funcionam nos seguintes locais:
Centro de Testagem Móvel (Praça do Avião -Centro)
EMEF Doutor Nelson Paim Terra (Rua Primavera, nº 1676 – Rio Branco)
EMEF Erna Würth (Avenida 17 de Abril, n° 430 – Guajuviras)
EMEF Bilíngue para Surdos Vitória (Rua Caçapava, nº 400 – Mathias Velho)
EMEF Pernambuco (Rua Capistrano de Abreu, 1721 – Niterói)

Plantão Covid

Aos finais de semana, a testagem segue no Plantão Covid, que funciona em quatro unidades básicas de saúde do município. Os locais atendem pacientes com sintomas respiratórios ou suspeita de Covid-19 e realizam testes rápidos e o RT-PCR (com requisição médica). Desde a abertura, em 21 de fevereiro, foram quase 2 mil testes.

O Plantão Covid funciona sempre aos sábados e domingos, das 8h às 20h, nas seguintes unidades de saúde:

UBS Guajuviras (Av. 17 de Abril, 1991, bairro Guajuviras)
UBS União dos Operários (Rua São Borja, 395, bairro Mathias Velho)
UBS Primeiro de Maio (Rua Primeiro de Maio, 534, bairro Niterói)
UBS Imaculada (Rua José de Alencar s/n°, bairro Rio Branco)

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar