eu-amo-canoas-2024-campanha-municipio-ofertas-sebrae-universidade-ulbra-alunos-estudantes-universitarios-matriculas-ead-graduacao-2
eu-amo-canoas-carros-concessionária-ofertas-promoção-guaibacar-vw-volkswagen-tao-virtus-polo-nivus-amarok-golf-jetta-5
rede-eu-amo-canoas-2024-outback-steakhouse-ribs-sesc-inova-campanha-guia-compras-ofertas-promocao-sebrae-cinema-shopping-preco-loja-bar-3
rede-eu-amo-canoas-2024-burger-king-lojas-inova-campanha-guia-compras-ofertas-promocao-sebrae-cinema-shopping-preco-loja-bar-3
rede-eu-amo-canoas-2024-mcdonalds-mcflurry-lojas-inova-campanha-guia-compras-ofertas-promocao-sebrae-cinema-shopping-preco-loja-bar-2

Atividades marcam dia de conscientização sobre a violência contra idosos

Atividades marcam dia de conscientização sobre a violência contra idosos

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quinta-feira (15), foi marcado pela integração entre os participantes dos 28 grupos de terceira idade da cidade. A iniciativa alusiva ao Junho Violeta aconteceu no Sesc Canoas e contou com orientações de como denunciar e prevenir casos de violência.

A secretária especial da Coordenadoria da Pessoa Idosa, Carmen Marin, ressaltou a importância de denunciar os casos de maus-tratos aos idosos. “Na maioria das situações de violação dos direitos, as pessoas idosas estão em situação de vulnerabilidade. Cabe a nós, como cidadãos, denunciar. Atuamos em forma de rede, e a Coordenadoria está de portas abertas para atuar na promoção, prevenção e proteção”, afirmou. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp da Central do Idoso: (51) 98255-1217.

Violência contra idosos

Segundo o delegado da 4ª Delegacia de Polícia de Canoas, Marco Guns, as denúncias podem ser feitas de forma anônima através do disque 100 ou do Centro de Convivência do Idoso (CCI). “Com base nas denúncias, realizamos as investigações. Violência contra idoso é crime”, enfatizou. A violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas contra integridade física e emocional de pessoas de 60 anos ou mais. Entre as formas de violência estão: física, negligência, abandono, sexual, econômico-financeira, patrimonial e psicológica.

A ação também contou com orientações do Procon Canoas. Em torno de 40% das ocorrências atendidas pelo órgão estão relacionadas a golpes contra idosos na cidade. “Antes de contratar um crédito consignado, é importante uma avaliação cautelosa, pois se trata de um valor descontado diretamente do salário, aposentadoria ou pensão”, orientou a diretora do Procon Canoas, Taís Marques.

Dança e oficinas

A descontração do evento ficou por conta da apresentação do grupo de dança cigana ministrada pela coordenadora do CCI, Neuza Gomes. “Atuo há 20 anos em grupos de terceira idade. A dança é uma terapia e beneficia a saúde mental e física”, salientou. A atividade também contou com a participação da Corte da Terceira Idade de Canoas, formada pela rainha Vera Regina Gomes da Silveira, 70 anos, e pelo rei Alaor Ortiz da Silveira, 62 anos.

O CCI disponibiliza aulas de dança de salão, ginástica e aula digital, com um passo a passo de como o idoso pode manusear o celular e utilizar as redes sociais, além de oficinas de tricô e crochê. As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas diretamente no local, na rua Clemente Pinto, 92, no bairro Nossa Senhora das Graças, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo telefone (51) 3463-8428.