CANOAS AVANÇA NA TESTAGEM DA POPULAÇÃO PARA FREAR CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E ULTRAPASSA 114,7 MIL EXAMES REALIZADOS

Canoas está perto de ultrapassar nos próximos dias a marca de 115 mil testes realizados para detecção do coronavírus na população. Desde o início da pandemia, foram 114.772 exames. Desse total, quase metade foi realizada em 2021. Mais de 55,8 mil ocorreram desde janeiro, o que representa 94,77% do total realizado em dez meses de 2020, tornando Canoas um dos municípios que mais testa para a detecção do coronavírus no Estado. 

Uma das estratégias exitosas para essa ampliação foi a instalação de cinco centros, distribuídos nos quatro quadrantes da cidade e na região central. Os locais já totalizam 29.636 testes realizados desde a abertura, em 4 de março. 

A medida busca frear o contágio do novo coronavírus, a partir da identificação e isolamento dos casos positivos, segundo o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos. “A ampliação da testagem no momento do ápice da pandemia é necessária para isolarmos os casos positivos e impedirmos uma contaminação ainda maior”, explica. 

Os centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a oferta de dois tipos de teste: teste rápido de anticorpos e RT-PCR (realizado apenas com requisição médica).

Centros de Testagem

Centro de Testagem Móvel (Praça do Avião -Centro)

EMEF Doutor Nelson Paim Terra (Rua Primavera, nº 1676 – Rio Branco)

EMEF Erna Würth (Avenida 17 de Abril, n° 430 – Guajuviras)

EMEF Bilíngue para Surdos Vitória (Rua Caçapava, nº 400 – Mathias Velho)

EMEF Pernambuco (Rua Capistrano de Abreu, 1721 – Niterói).

Plantão Covid

Aos finais de semana, os testes podem ser realizados em uma das quatro unidades básicas de saúde onde funciona o Plantão Covid, destinado a pessoas com sintomas respiratórios ou suspeita de Covid-19. Além de consultas com profissionais de saúde, é possível fazer nesses locais os testes rápidos e o RT-PCR (mediante apresentação de requisição médica). 

Em cinco finais de semana, desde a abertura em 21 de fevereiro, foram realizados 1.550 testes PCR e 256 testes rápidos. O Plantão Covid funciona sempre aos sábados e domingos, das 8h às 20h, nas seguintes unidades de saúde: 

UBS Guajuviras (Av. 17 de Abril, 1991, bairro Guajuviras)

UBS União dos Operários (Rua São Borja, 395, bairro Mathias Velho)

UBS Primeiro de Maio (Rua Primeiro de Maio, 534, bairro Niterói)

UBS Imaculada (Rua José de Alencar s/n°, bairro Rio Branco)

Aquisição de testes

O município adquiriu 60 mil testes rápidos IGG-IGM e mais 9,5 mil de detecção de antígeno, cujo tempo de resposta é de 15 a 20 minutos, uma novidade até então na rede pública de Canoas. Além disso, a Prefeitura recebeu 211 mil RT-PCR e 3,5 mil testes rápidos, enviados pelo governo federal, o que possibilitou a ampliação da testagem da população, medida necessária para conter a contaminação pelo coronavírus.

Total de testes realizados

2020 – 58.924

2021 – 55.848 (até 25/03)

Escritório de Comunicação – PMC

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar