CANOAS INAUGURA AMBULATÓRIO PARA PACIENTES COM SEQUELAS DO CORONAVÍRUS

Na manhã desta quarta-feira (2), a Prefeitura inaugurou o primeiro ambulatório pós-Covid de Canoas. O serviço fica no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e será dedicado ao atendimento de pacientes adultos que tiveram a doença e ficaram com sequelas. Eles serão enviados a nova unidade pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O ambulatório deve realizar exames como raio x e tomografia, além de contar com especialistas em pneumologia, cardiologia, neurologia, fisioterapia, fonoaudiologia e clínico geral.

A estimativa da Prefeitura é de que 10% dos pacientes confirmados busquem o atendimento. “A medida que a demanda for surgindo, a gente vai ampliando”, garante o prefeito Jairo Jorge (PSD). Atendimentos psíquicos podem inseridos nos próximos meses.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, a reinfecção também preocupa. “Entendemos a necessidade de acompanhar esses pacientes pós-alta, pois há diversas situações de pacientes que venceram a Covid e que internam novamente, inclusive em estado grave, por outras situações decorrentes da doença”, afirma.

O sistema não é exclusivo para pacientes que precisaram de internações. A avaliação será dos médicos nas UBSs. “As sequelas tem sido pouco mencionadas. Isso me preocupa muito. Quase 70 dos pacientes tiveram sequelas neurológicas”, reforça Jairo Jorge.

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar