COMO ENCONTRAR SEU ESTILO DE MAQUIAGEM? O EXPERT ADRIANO MANQUES CONTA!

Oi, galera! Aqui é a Beca Rodrigues e hoje vou falar um pouco de um assunto que está totalmente fora da minha zona de conforto: maquiagem. Não é meu ponto forte, confesso, mas sou a maior admiradora! E aproveitando que faz dois meses que o filme Carnaval foi lançado na Netflix, eu entrevistei o maquiador artístico do longa e queridinhos dos streamings, Adriano Manques. Talentosíssimo, ele já foi responsável por diversas caracterizações de personagens e hoje vai dar algumas dicas sobre make. Bora lá?

Como podemos descobrir nosso estilo de maquiagem?

ADRIANO: “Antes de descobrir seu estilo, que tal entender o que você gosta? No seu guarda-roupa, você deve encontrar tipos de peça que mais usa, as cores predominantes e até mesmo aquelas que te fazem sentir bem. O que você faz no dia a dia também pode te ajudar a descobrir o seu estilo de make, que tem muita relação com a sua visão de si mesma. Então, olhe-se no espelho e liste todas as características que você curte em você mesma. Entenda qual tipo de produto funciona melhor pra sua pele, por exemplo. É importante usar produtos de qualidade, tem varias marcas de maquiagem com qualidades e preços acessíveis no mercado. Na dúvida, fale com um profissional para te ajudar. Se entendeu consigo mesma e com os produtos? Fica a dica: sempre limpe a pele no final do dia, pois tonificação é essencial para equilibrar o pH dela. Hidratação é também proteção! Uma pele aguentará o dia inteiro depois de uma super-hidratação e/ou de um protetor hidratante. Após esse passo, é indicado que você deixe a pele descansar por cerca de cinco minutos. No dia a dia, evite o uso do pó para não obstruir muito os poros e sempre tenha um lápis preto ou marrom para passar na linha do cílios e depois dar uma leve esfumada. Nesse passo, podemos intensificar para quem gosta de olhos mais fortes. Para quem os prefere mais suaves, uma boa máscara de cílios e está tudo certo. Aplique o lápis para sobrancelhas apenas onde há falhas. Dê preferência a um blush com tons mesclados entre o rosado e o bronze. Na boca? Um batonzinho ou gloss.”

Qual tipo de maquiagem você acha mais difícil de fazer?

ADRIANO: “Não tem uma maquiagem difícil de fazer. O que tem são makes mais elaboradas, que precisam de pesquisas. O que pode deixar as coisas mais difíceis são produtos sem qualidades. Por isso, é importante ter os conhecimentos dos produtos de make antes de começar a usá-los.”

Como foi o processo de caracterização das personagens do filme Carnaval?

ADRIANO: “Tudo começou com uma reunião com o diretor, Leandro Neri, com a responsável pelo figurino, Mel Arkeman, e com a diretora de arte, Fabiana Egrejas. Depois que eu conheci as personagens, montei pranchas de looks para cada uma delas. Tipos de cabelo, cortes e pinturas. Na maquiagem, o mesmo processo: depois das minhas pesquisas e looks criados e aceitos pelo diretor, entramos no processo de teste com todos do elenco. Esse momento pra mim é muito gostoso, pois é quando você coloca em prática tudo o que foi aprovado e passa a acompanhar cada um nas suas transformações. Nas criações dos personagens, conversei com cada um do elenco para entender o que eles gostariam também. A troca com eles foi incrível! Ver a disposição e o entusiasmo de cada um nos testes de maquiagem foi maravilhoso! Tive algumas reuniões com a figurinista Mel Akerman para entender das palhetas de cores dos figurinos maravilhosos. Essas reuniões com o figurino são muitos importantes, pois, eu busco coerência de cores para maquiagem, as cores não precisam bater com o figurino , mas ajuda nas coerência.”

Quais dicas você dá para a make de carnaval durar mais tempo?

ADRIANO: “É importante hidratar a pele de dentro para fora. Depois limpar e tonificar com um bom produto para o seu tipo de pele, espere no mínimo cinco minutos e você já pode começar a aplicação da maquiagem. Cuidado com o exagero! Faça uma boa pele passando corretivo apenas onde se precisa, use um blush para realçar, hidratante labial com cor e máscara para cílios. Este você pode exagerar! Tem muitos produtos de fixar maquiagem que também vão ajudar muito. No filme, eu usei e deu supercerto! Fixador de glitter é primordial e funcionou nas atrizes: Flavia Pavanelli, Giovana Cordeiro, Samya Pascotto, Bruna Inocêncio e na Gkay. Todas elas usaram fixador de maquiagem e glitter, e o resultado final foi maravilhoso. Uma dica: não esqueça de tirar a maquiagem, isso é muito importante e a sua pele ficará sempre linda quando fizer uma nova maquiagem!”

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar