COVID-19: AÇÕES DA PREFEITURA NO COMBATE À PANDEMIA

Perto de completar 100 dias no governo municipal de Canoas, o prefeito Jairo Jorge, o secretário de Saúde Maicon Lemos e o Secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini coordenaram várias ações de combate ao COVID-19 na cidade. Confira abaixo as principais iniciativas:

AMPLIAÇÃO DOS LEITOS DE COVID-19

Ampliação do número de leitos de UTI de 43 para 137 e de leitos de enfermaria de 70 para 267, no Hospital Universitário, no HPS e no Nossa Senhora das Graças. Desde janeiro de 2021, as vagas de UTI Covid mais do que triplicaram no município, enquanto os leitos clínicos, exclusivos para casos da doença, quadruplicaram.

REABERTURA DA ANTIGA UPA CAÇAPAVA

Inauguração da UPA 24h Liberty Dick Conter, no bairro Mathias Velho, onde funcionava a antiga UPA Caçapava. Atendimento exclusivo de casos de pacientes adultos NÃO relacionados à Covid-19.

UPAS COVID

As Upas Rio Branco e Boqueirão passaram a atender, exclusivamente, casos de pacientes sintomáticos respiratórios e com suspeita de Covid-19.

PRONTO ATENDIMENTO COVID

Construção de duas unidades de Pronto Atendimento, em estruturas provisórias nas UPAs Boqueirão e Rio Branco. Os serviços, inaugurados em 1º de março, foram abertos, inicialmente, para receber apenas casos sem relação com o coronavírus. Passaram a atender, exclusivamente, sintomáticos respiratórios leves associados à Covid-19, após a inauguração da nova UPA Não Covid, em 17 de março.

CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A Prefeitura lançou, em 1º de março de 2021, o edital de Chamamento Público para a contratação de 300 profissionais da saúde em caráter emergencial. A contratação terá duração de 3 meses, podendo ser prorrogada por mais 3 meses. Iniciativa faz parte das ações de combate a pandemia do covid-19, e também vai auxiliar no atendimento de novos casos da doença.

PLANTÃO COVID

Implantação do Plantão Covid em quatro unidades básicas de saúde, funcionando das 8h às 20h, aos sábados e domingos, com foco exclusivo para atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios e suspeita de Covid-19. Funciona nas UBSs: Guajuviras (Av. 17 de Abril, 1991, bairro Guajuviras), União dos Operários (Rua São Borja, 395, bairro Mathias Velho), Primeiro de Maio (Rua Primeiro de Maio, 534, bairro Niterói) e Imaculada (Rua José de Alencar s/n°, bairro Rio Branco).

CENTROS DE TESTAGEM

Implantação de 5 centros de testagens (Centro, Mathias Velho, Guajuviras, Rio Branco e Niterói), inaugurados em 4 de março. O atendimento ocorre das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. São disponibilizados nos locais testes rápidos e de RT-PCR (mediante requisição médica). Centrais de Testagem: Unidade Móvel – Praça do Avião (Centro), EMEF Doutor Nelson Paim Terra (Rua Primavera, nº 1676 – Rio Branco), EMEF Erna Würth (Avenida 17 de Abril, n° 430 – Guajuviras), EMEF Bilíngue para Surdos Vitória (Rua Caçapava, nº 400 – Mathias Velho) e EMEF Pernambuco (Rua Capistrano de Abreu, 1721 – Niterói).

MONITORAMENTO EPIDEMIOLÓGICO

Divulgação de boletins epidemiológicos diários, com atualização do número de casos, óbitos, pessoas recuperadas e testes realizados. Mapa epidemiológico semanal, com os casos por bairro e gênero. Além de dar ainda mais transparência em relação à pandemia de Covid-19, essa forma de compilação dos dados semanais permite à Secretaria Municipal da Saúde otimizar e aprimorar as ações de prevenção e enfrentamento à pandemia.

RESERVATÓRIOS DE OXIGÊNIO

As UPAs Boqueirão e Rio Branco receberam no mês de fevereiro um reforço importante no atendimento aos pacientes que apresentam problemas respiratórios e precisam de suporte de oxigênio. Foram instaladas nas unidades tanques de oxigênio, com capacidade de três mil e dois mil litros, respectivamente. Trata-se de uma medida preventiva devido ao aumento do consumo de oxigênio para terapia de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Um tanque com capacidade de 2 mil litros foi instalado também na UPA Dick.

UTIS MÓVEIS

Contratação de três UTIs móveis para transporte de pacientes de Covid-19, nas UPAs Rio Branco e Boqueirão e no Hospital de Pronto Socorro.

AQUISIÇÃO DE VACINAS

Foi sancionada pelo prefeito Jairo Jorge, em 26 de fevereiro, a lei 6.433, de 2021, que prevê a aquisição de vacinas para o enfrentamento da Covid-19. A medida poderá ser adotada em caso de descumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 pelo governo federal ou de insuficiência de doses para imunizar a população. O município está em tratativas para a aquisição de 400 mil doses da vacina Sputinik V, fabricada na Rússia. O objetivo é ampliar a vacinação dos canoenses o mais breve possível.

AQUISIÇÃO DE TESTES

O município adquiriu 60 mil testes rápidos IGG-IGM e 9,5 mil de detecção de antígeno, cujo tempo de resposta é de 15 a 20 minutos. Além disso, a administração municipal recebeu 211 mil RT-PCR e 3,5 mil testes rápidos, enviados pelo governo federal, o que possibilitou a ampliação da testagem da população, medida necessária para conter a contaminação pelo coronavírus.

SUSPENSÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS

Foram suspensas, por tempo indeterminado, as cirurgias eletivas na cidade. Estão mantidos apenas os procedimentos cirúrgicos de emergência e oncológicos. A medida abrange os hospitais Universitário, Nossa Senhora das Graças e Pronto Socorro.

CENTRO DE REFERÊNCIA

A Prefeitura implantará um Centro de Referência para Covid-19, no campus da Ulbra, em parceria com a universidade e a FAB. O local terá capacidade para receber 50 pacientes no estágio final de internação, próximo de receberem alta.

AUXÍLIO EMERGENCIAL CANOENSE

Criação do Auxílio Emergencial Canoense, com cartão de R$ 200 para alimentação, higiene e ração para pets. Mais R$ 92 em vale-transporte e curso de qualificação para cinco mil famílias.

FISCALIZAÇÃO

Ações integradas de fiscalização e orientação, pela Guarda Municipal e outras forças de segurança, para coibir aglomerações.

AGLOMERA NÃO!

Campanha educativa com foco na conscientização da população sobre a necessidade de manter os cuidados com a prevenção e o distanciamento social. A iniciativa abrange um conjunto de ações que visam orientar, prevenir, monitorar e diminuir os efeitos da pandemia em Canoas.

DESINFECÇÃO DA CIDADE

Desinfecção sanitária diária nas ruas e ônibus. A Secretaria de Serviços Urbanos intensificou a desinfecção dos pontos com maior circulação de pessoas na cidade. A ação consiste em lavar as ruas com um caminhão multifuncional, para depois ocorrer a desinfecção com água sanitária.



CRIAÇÃO DE 276 LEITOS DESDE JANEIRO E AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE INTERNAÇÃO PARA 389 LEITOS COVID
REABERTURA DA UPA CAÇAPAVA, NO BAIRRO MATHIAS VELHO, COM ATENDIMENTO EXCLUSIVO NÃO COVID 24 HORAS POR DIA, E AMPLIAÇÃO DAS UPAS RIO BRANCO E BOQUEIRÃO COM ESTRUTURAS ANEXAS DE PRONTO-ATENDIMENTO
INSTALAÇÃO DE TRÊS GRANDES RESERVATÓRIOS DE OXIGÊNIO UM DE 3 MIL LITROS NA UPA BOQUEIRÃO E DOIS DE 2 MIL LITROS NAS UPAS RIO BRANCO E CAÇAPAVA

 IMPLANTAÇÃO DO PLANTÃO COVID COM QUATROS POSTOS DE SAÚDE FUNCIONANDO DAS OITO DA MANHÃ ÀS OITO DA NOITE NOS SÁBADOS E DOMINGOS, COM FOCO EXCLUSIVO NO ATENDIMENTO AOS PACIENTES COM SINTOMAS DE COVID-19
CONTRATAÇÃO DE TRÊS UTIS MÓVEIS PARA TRANSPORTE DE PACIENTES NAS UPAS E NO HOSPITAL DE PRONTO-SOCORRO
IMPLANTAÇÃO DE CINCO CENTROS DE TESTAGEM EM MASSA
VACINAÇÃO DE MAIS DE 20 MIL CANOENSES EM AÇÕES NOS HOSPITAIS, NAS UNIDADES DE SAÚDE, NAS CASAS DOS ACAMADOS E EM DRIVE THRUS

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar