COVID-19: CANOAS VAI ZERAR FILA DE QUEM TEM A 2° DOSE ATRASADA

O secretário da Saúde de Canoas, Maicon Lemos, garantiu ontem que o quantitativo de doses da CoronaVac que deve chegar ao município será suficiente para completar a imunização dos 5,7 mil canoenses que estão com a segunda dose da vacina atrasada. “Nesta remessa ( que chega hoje ao Estado) estão garantidas as doses de todos que estão com o intervalo atrasado. Deveremos receber essas doses terça à tarde ou quarta pela manhã, e tão logo cheguem as doses vamos das inicio à aplicação”, disse Lemos.

O município precisou suspender a aplicação da segunda dose da CoronaVac diversas vezes devido à falta do imunizante. A última interrupção foi anunciada no sábado, quando a Saúde organizou um Dia D para completar o esquema vacinal da parte das pessoas que aguardam. Na data, mais de quatro mil canoenses receberam a segunda dose. A ideia das equipes de saúde era estender a vacinação até as 15h, mas o estoque de doses se esgotou próximo ao meio dia. 

Precisa fazer

A orientação do Ministério da Saúde é para que a população realize a segunda dose mesmo fora do prazo recomendado pelo laboratório, que são 28 dias. Segundo Lemos, é possível atrasar esse intervalo por igual período. Se a pessoa recebeu CoronaVac, pode aguardar a dose de reforço por 56 dias. O secretário descarta a hipótese de algum canoense esperar mais do que isso.

Novos lotes de vacinas

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, novas remessas de CoronaVac e AstraZeneca chegam hoje ao Aeroporto Salgado Filho às 14h40 em um voo da Azul. São 269,1 mil doses da AstraZeneca e mais 188,8 mil da CoronaVac. Ainda de acordo com a SES, esse quantitativo de CoronaVac é suficiente para completar a imunização de todos os gaúchos que estão com a segunda dose vencida. Cálculos atualizados pela Secretaria da Saúde (SES) mostram que 179,330 pessoas já poderiam ter tomado a D2 da CoronaVac no Estado.

Já outras 39.780 doses das vacina da Pfizer também chegam hoje no Estado, mas na parte da noite (19h45), em um voo da Latam.

Em relação à segunda dose da Astrazeneca, forram distribuídas doses suficientes para completar o esquema vacinal de todos os imunizados com a primeira dose que estariam em tempo de tomas a segunda.

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar