COVID-19: MAIS DE 28 MIL DOSES DA VACINA JÁ FORAM APLICADAS

4 mil idosos acima dos 75 anos receberam a primeira dose da vacina no dia 13 de março em Canoas.

Canoas registra, até o momento, 20.841 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. No sábado (13), quatro mil idosos acima de 75 anos foram vacinados durante drive-thru realizado no Parque Eduardo Gomes. Outras 7.726, entre idosos e profissionais de saúde, já receberam a segunda dose, o que garante a resposta imune esperada para a prevenção da doença.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aguarda para esta semana a chegada de mais vacinas. “Assim que recebermos mais doses do Ministério da Saúde e do governo do Estado, continuaremos a nossa campanha de vacinação”, informa o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos. Ele ressalta, ainda, que, mesmo depois de vacinado, é preciso manter as medidas de proteção, como o uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Enquanto um novo lote não chega, segue nas unidades básicas de saúde a aplicação da segunda dose para idosos acima de 85 anos. Os profissionais liberais de saúde que fizeram o agendamento na sexta-feira (12), começam a ser vacinados na quinta-feira (18). Um novo cadastro deverá ser aberto quando novas doses, destinadas a esse público, chegarem ao município.

Aquisição de vacinas

Quase dois meses após o início da campanha de vacinação, Canoas vacinou cerca de 6% da população. Diante do ritmo ainda lento da imunização, o município está negociando a aquisição direta de vacinas com recursos próprios.

A Prefeitura agiliza a aquisição de 200 mil doses da vacina Sputnik V, produzida na Rússia. A administração municipal obteve, também, a autorização da Câmara de Vereadores, na semana passada, para aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas contra a Covid-19, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Até o momento, Canoas recebeu do governo federal, via distribuição feita pelo governo do Estado, 21.777 vacinas para primeira dose e 9.797 de segunda dose. Foram 25.324 da CoronaVac e 6.250 da Oxford/Astrazeneca.

Vacinados em Canoas (até 14 de março)

1ª dose:

Idosos em ILPIs: 822

Profissionais da saúde: 7.994

Pessoas com deficiência institucionalizadas: 146

Acamados com mais de 60 anos e cuidadores: 2.142

Idosos acima de 75 anos: 9.737

2ª dose:

Profissionais da saúde: 5.385

Idosos (em ILPIs e acima de 85 anos): 2.341

Total geral: 28.567

Confira as informações sobre a campanha de vacinação no município em: www.canoas.rs.gov.br/vacinaemcanoas

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar