COVID-19: PREFEITURA ABRIU 55 NOVOS LEITOS UTI E 138 NOVOS DE ENFERMARIA

Perto de completar um ano da confirmação do primeiro caso de coronavírus, Canoas registra um salto no número de internações e óbitos. Para tentar frear o contágio no pior momento da pandemia, a Prefeitura tem investido na ampliação da testagem da população. Ao mesmo tempo, trabalha na ampliação da capacidade hospitalar. Desde janeiro de 2021, o número de leitos de UTI Covid-19 quase triplicou no município, enquanto os leitos clínicos, exclusivos para casos da doença, quadruplicaram.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (15), o município contabiliza 30.610 casos confirmados. No total, 756 canoenses perderam a vida em função da doença e suas complicações. Em relação à capacidade hospitalar, a taxa de ocupação de UTI Covid era de 110,66%, com 135 pacientes graves internados nos três hospitais da cidade.

Leitos de UTI Covid passaram de 43 para 122 em pouco mais de dois meses

Desde janeiro de 2021, a Prefeitura abriu 55 novos leitos de UTI e 138 novos de enfermaria, exclusivos para pacientes com coronavírus. Houve acréscimos de leitos de UTI em razão da ativação do plano de contingência do HPSC, totalizando 122 leitos de UTI em operação na cidade para internação de pacientes com SRAG decorrentes do coronavírus.

No domingo (14), quatro leitos de UTI foram remanejados para a ala Covid-19 do Hospital de Pronto Socorro (HPSC), a partir da ativação da fase crítica do plano de contingência da instituição.

Foram liberadas, também, vagas de enfermaria nos hospitais, o que elevou a capacidade para 278 leitos. Dezoito deles começaram a funcionar nesta segunda-feira. São 10 no Hospital Nossa Senhora das Graças e 8 no Hospital Universitário, também devido ao acionamento dos planos de contingência das unidades.

“Estamos vivenciando o momento de maior pressão no sistema de atendimento hospitalar para o enfrentamento da Covid-19. Continuamos na mobilização de esforços para ampliar a nossa estrutura de leitos, devendo nos próximos dias serem entregues mais 15 leitos de UTI e 50 leitos de enfermaria. É importante que a comunidade mantenha as medidas preventivas para diminuirmos a propagação do vírus”, ressalta o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.

15 leitos de UTI Covid entram em funcionamento nos próximos dias

Mais 15 leitos de UTI Covid-19 devem ser inaugurados, entre quinta (18) e sexta-feira (19), no Hospital Universitário. O investimento totaliza R$ 1.763.999,85. Somente em respiradores, o valor gasto soma R$ 749 mil, com a compra de 15 máquinas. As aquisições incluem, ainda, 15 monitores, 60 bombas de infusão e 15 camas.

“Este investimento está sendo feito em um momento muito crítico da pandemia e é muito importante para a população. Além das ações em estrutura e equipamentos, o hospital também está investindo em profissionais das áreas técnica, assistencial, de apoio e administrativa”, ressalta a diretora geral do HU, Adriana Acker.

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar