O Workshop Desinformação e Inteligência Artificial: os (novos) cenários e dinâmicas socioinformativas começa nesta segunda-feira, dia 16, e recebe inscrições até o mês de janeiro. O curso é uma parceria entre a Ulbra e as Universidades Fernando Pessoa, de Portugal, Santiago de Compostela e Vigo, em Espanha. O evento é online, gratuito, assíncrono e reúne 25 especialistas das três nacionalidades distribuídos por seis painéis que têm como objetivo promover o debate sobre as questões da desinformação, das bolhas informativas e da Inteligência Artificial na comunicação jornalística, literacia midiática, design digital e tecnologia.
Organizado pelo curso de Jornalismo e Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra, em parceria com o Design Digital, Ciência da Computação e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), o workshop é um diferencial na proposta EAD da Instituição:
“O fenômeno da desinformação é um dos mais complexos para o Jornalismo hoje e a inteligência artificial com o acesso facilitado torna o desafio ainda maior aos novos profissionais. Por isso, essa combinação interessa também a todas as áreas do conhecimento”, observa a professora Ana Acker, coordenadora do Jornalismo. Os painelistas que participam pela Ulbra são os professores doutores Agostinho Serrano, Letícia Azambuja Lopes e Maria Adelina Raupp Sganzerla.
Outros convidados do Brasil: o presidente do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, Sérgio Lüdtke e a professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fiorenza Carnielli.
As inscrições podem ser realizadas em: ulbra.br/canoas/extensao.
Parabéns!