ESCOLAS DE CANOAS INAUGURAM 36 SALAS PADRÃO GOOGLE

A Prefeitura de Canoas inaugurou na tarde desta quinta-feira (25), em uma transmissão online pelo Facebook, 36 Salas do Conhecimento (Espaço Google) nas Escolas de Ensino Fundamental do município. As salas são um ambiente de tecnologia e pesquisa, uma nova experiência para os professores, de ensinar e aprender.

O prefeito Jairo Jorge foi o mediador do evento, que colocou simultaneamente o gestor municipal, o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques; a secretária da Educação, Sônia Rosa; o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini; o vereador e presidente da Câmara dos Vereadores, Márcio Freitas; o secretário-adjunto da Educação, Aristeu Ismailow; e a secretária-adjunta, Cinara Souza. O evento aconteceu em sete escolas que simbolizaram a entrega de todas.

A Sala de Conhecimento é uma sala de co-criação, explicou a secretária da Educação, Sônia Rosa. “Que estes espaços sirvam de inspiração para produção de pesquisas e que possam não só abrilhantar nossa cidade, mas ser referência no estado e no país”.

Em conversa com Sônia Rosa, durante a transmissão, Jairo Jorge informou que esta entrega é somente o início. “Depois vamos agregar outras tecnologias à nossa Educação, robótica, por exemplo, é muito importante. As escolas com salas Google já contam com cerca de 40 chromebooks cada”, disse o prefeito.

Padrão Google

A estruturação dos espaços foi definida junto à diretoria de cada escola. As salas são um ambiente de possibilidades.

De acordo com Silvia Letícia de Senna, coordenadora da unidade Educação 4.0, da SME, o espaço oportuniza que alunos e professores possam experimentar uma nova experiência de ensinar e aprender, fato que produz um conhecimento mais próximo a nova realidade em que vivemos. “A escola passa a adotar uma nova arquitetura pedagógica, onde alunos são mais autônomos. As atividades respeitam o tempo dos alunos e estilo, estimulam o trabalho coletivo e oportunizam a troca de experiências”, ensinou a professora.

João Paulo I

Na EMEF João Paulo I, no Bairro Harmonia, o diretor Oberdan Peres estava junto à secretária Sônia durante a transmissão online. Lá, o clima da equipe de professores era de alegria. “Além do uso de tecnologia na aprendizagem, a sala é um espaço democrático. Os alunos carentes, que não têm acesso às novas tecnologias em casa, estarão conectados e integrados a essa nova realidade”, disse o diretor. Para a aluna do 6º ano, Gabriela Valentina Machado, vai ser muito legal estudar no novo espaço, colorido, com jogos e computadores.

CLIQUE AQUI para visualizar a transmissão

EMEFs com Salas do Conhecimento

Arthur Oscar
Carlos Drummond de Andrade
Erna Wurth
Guajuviras
Edgar Fontoura
Paulo Freire
Nancy Pansera
Rondônia
Tancredo
Irmão Pedro
Leonel Brizola
Arthur Pereira
Vitória
Ceará
Davi Canabarro
Gonçalves Dias
João Palma da Silva
CEIA
João Paulo I
Max Oderich
Thiago Wurth
Odette Freitas
Rio de Janeiro
Barão de Mauá
Ponto Bandeira
Nelson Paim Terra
Gal Osório
Ícaro
Paulo VI
Rio Grande do Sul
Monteiro Lobato
Pernambuco
Duque de Caxias
Farroupilha
Stos Dumont
Theodoro Bogen
Jacob Longoni

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar