Abordando a pluralidade do universo feminino, o Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) inaugura o novo espaço de arte na Unidade com a exposição “Mulheres em Cores”, da grafiteira Jaque Vieira. A abertura acontece no dia 28 de março, às 19h, e pode ser visitada até o final do ano nos horários de funcionamento da Unidade, de segunda a sexta-feira das 07h às 22h e, aos sábados, das 09h às 12h e das 13h às 18h, de forma gratuita. O espaço funciona com o perfil de galeria urbana, portanto, com contribuições colaborativas, possibilitando a captação de novos artistas que possam construir intervenções em conjunto com o material já exposto.
No Espaço de Arte Indoor (E.A.I), que ocupa os corredores de acesso ao Teatro, o trabalho traz imagens de mulheres de variados perfis, executadas atrás da técnica de grafite, explorando as cores para mobilizar as emoções de quem as observa. “A exposição é uma singela homenagem de nossa Unidade às mulheres, em sua diversidade de perfis, cores e estilos. Além de proporcionar uma imersão para oferecer uma experiência mais completa e integrada com as demais linguagens artísticas de nossa programação”, afirma Cleberli Arruda, diretor do Sesc Canoas.
Com mais de 10 anos de experiência na técnica com os sprays, a artista explica a concepção do espaço: “A alegria, força, espiritualidade, doçura, esperança, o poder… Tudo isso cabe quando falamos de uma mulher. Então, cada rosto aqui foi pensado para criar conexões com os mais diversos sentimentos e momentos de vida que passamos”. Com graduação em artes visuais, Jaque começou a atuar desde 2009 com intervenções urbanas, e já realizou seus trabalhos em muros, painéis, residências e eventos artísticos dentro e fora do Rio Grande do Sul.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.