Diário de Canoas
https://www.diariodecanoas.com.br/


R. Sete Povos, 330 – sala 2
Mal. Rondon Canoas – RS
92020-340

(51) 3553-2050


15 de junho de 1992. Há exatos 31 anos nascia o jornal Diário de Canoas. Canoas ganhava pela primeira vez um veículo de imprensa com publicações diárias. O anúncio na data dizia “Jornal Para uma Grande Cidade”, que só foi possível após a ida de empresários locais até Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, onde o Grupo Editorial Sinos já atuava desde 1957 com o Jornal VS e desde 1960 com o Jornal NH.

O pedido era justamente para a chegada do Grupo Sinos em Canoas, uma cidade em pleno desenvolvimento e que sentia falta de um veículo que pudesse informar a população todos os dias da semana. De lá para cá, foram muitas histórias, algumas tristes e outras de extrema alegria. O GES ainda ganhou a Rádio ABC, introduzindo o Diário de Canoas ao dial, primeiro no AM e atualmente no FM 103.3.

O DC acompanhou a evolução tecnológica, deixando as fotos em preto e branco para trás e introduzindo as páginas coloridas. Também chegou na Internet com a edição digital. Foram muitas transformações e muitos jornalistas, entregadores, diagramadores e funcionários sempre levando a informação logo cedo aos canoenses. Na era digital, tentando informar as últimas notícias da cidade. Um acidente, uma mudança política, o preço do combustível, da carne e curiosidades sobre a terceira economia do Rio Grande do Sul.

De 1992 a 2023

A primeira edição do DC, há 31, anos apresentou o jornal e o Grupo Sinos à população. Naquele ano o Internacional foi campeão da Copa do Brasil, o Grêmio rebaixado e o presidente da República sofreu um impeachment. O DC inclusive ouviu os canoenses sobre o processo enfrentado por Fernando Collor de Mello na Câmara dos Deputados.

Houve ainda a polêmica com o então prefeito Hugo Lagranha em retirar, ou não, a passarela localizada entre a Rua Sete Povos (atual sede do DC) e a BR-116. Por coincidência, em 2023, 31 anos depois, outra passarela foi retirada na BR-116 entre a Domingos Martins e Dona Rafaela.

Ainda naquele ano, Lagranha mostrou interesse em receber o aeromóvel. “Estamos só iniciando os estudos, não há ainda definições sobre isso”, disse Laganha ao DC na época. O projeto chegou a ser apresentado na Câmara de Vereadores. O então prefeito até negou que fosse uma jogada política. No entanto, 31 anos depois, o aeromóvel segue apenas no imaginário do cidadão canoense.

Gasolina subiu mais de 200% em 20 anos

Pulamos mais dez anos e chegamos ao dia 14 de junho de 2003. Um sábado, o dia 15, aniversário de 11 anos do Diário de Canoas caiu em um domingo, ou seja, dia de Jornal ABC na cidade. Porém, naquele sábado uma reportagem chamava a atenção na capa do DC: Gasolina fica um pouco mais barata. Esse era o título chamando para a página 3, onde a publicação tratava dos valores dos combustíveis.

Se hoje seguimos de olho no Diário para ficar sabendo das novidades, em 2003 acontecia o mesmo. Os canoenses encontravam a gasolina mais barata custando R$ 1,95 na Avenida A.J Renner.

Agora o combustível está cerca de 200% mais caro, custando no mínimo R$ 5,19 o litro nos postos canoenses. Esse é preço encontrado na Avenida Santos Ferreira.
Muitos fatores podem ser levados em conta, é verdade. A única coisa que não mudou é a presença da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), que segue no município, gerando empregos e renda à população da região.

De 50 para 200 toneladas

Pulamos um ano, chegamos em 15 de junho de 1993. Neste dia, aniversário de um ano do Diário de Canoas, o repórter Lourenço Flores escreveu na página 2 do DC sobre a Coleta Seletiva. O material falava das 50 toneladas recolhidas no mês anterior, um recorde no município até então, já que representava aproximadamente a mesma quantidade recolhida nos primeiros meses daquele ano.

A reportagem cita a responsável pela Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, Dilce Turra, trabalhava para aumentar a divulgação da coleta feita na cidade. Dilce ainda citou a necessidade de criar o hábito nas crianças, por meio de projetos escolares.

Viajando no tempo, eis que estamos em 2023. Atualmente Canoas recolhe em média 214 toneladas de lixo reciclável. Segundo o secretário do Meio-Ambiente, Bernardo Caron, 180 famílias são beneficiadas com a Coleta Seletiva no município. “Temos hoje oito cooperativas trabalhando conosco. Há ainda um projeto piloto no bairro Niterói onde vamos explicar para a população a importância em separar o lixo.”

Página de Nova Santa Rita

O Diário de Canoas também abrange, desde a sua criação, o município de Nova Santa Rita. Em 2003 havia uma página semanal exclusiva para a cidade. Há 20 anos diversos assuntos eram tratados, como a opinião da população sobre a coleta de lixo, preocupação com calçadas e mudanças no aterro sanitário. Havia ainda um espaço para falar sobre as obras municipais, como no bairro Califórnia, que receberia uma nova escola. A notícia ainda dizia: “Durante a semana foi colocado brita nas ruas da Vila Malvinas.” Atualmente Nova Santa Rita é uma das cidades que mais se desenvolvem no Estado. Com o DC acompanhando de perto todas as conquistas do município.

Subcategorias

  • Mídia