PREFEITURA: LILIAN ROCHA É ELEITA PATRONA DA 37° FEIRA DO LIVRO

Canoas escolheu o patrono da 37ª Feira do Livro de Canoas. Com o voto de desempate da Secretaria Municipal da Cultura, Lilian Rocha, indicada pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES), foi a escritora eleita para a patronagem da edição 2021. Além da escolhida, outros dois autores foram indicados para a votação: Valmor Quadros de Souza, pela Casa do Poeta e pela Associação Canoense de Escritores (ACE) e Luiz Gonzaga Lopes, pela Secretaria da Cultura. Durante o encontro online, que contou com a participação de seis entidades e instituições culturais e de educação, também foi anunciado que o diretor de teatro Luciano Alabarse será o curador da festa literária canoense.

O patrono da Feira do Livro assume um papel de representar instituições que pensam, planejam e executam ações para o livro, literatura e leitura da cidade. “Como mulher, negra, poeta, fico muito feliz pela indicação da AGES e por ter concorrido com escritores tão importantes dentro do nosso contexto do RS e ser escolhida patrona da Feira do Livro de Canoas”, comenta Lilian. Ela destaca que frequentou muito tempo a Feira do Livro de Canoas, principalmente pelo fato de ter uma relação com vários poetas e escritores canoenses e também através do projeto Sopapo Poético. Além disso, Lilian salienta que teve a oportunidade, junto com o escritor Oscar Henrique Cardoso, de participar com a Coletânea Negras Palavras Gaúchas, Volume 2, da Feira canoense.

A escolha da patrona contou com a participação de representantes das seguintes entidades e instituições: Conselho Municipal de Cultura de Canoas; Câmara Rio-grandense do Livro; Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Centro Universitário La Salle (UNILASALLE); Patrono da Feira do Livro do ano anterior e Colegiado Setorial do Segmento do Livro, Leitura e Literatura. Como ficou empatada a votação, houve a participação da Secretaria Municipal da Cultura.

Conforme o secretário municipal da Cultura, Pinheiro Neto, existe um otimismo grande em poder realizar os preparativos para a Feira do Livro 2021. “Poder retomar esse evento tão importante para a Cultura e a cidade de Canoas, com a curadoria do nosso sempre secretário da Cultura, Luciano Alabarse, é uma alegria”, destacou. A Feira do Livro de Canoas está prevista de 1º a 12 de outubro, de forma híbrida. 

Curadoria Especial
Luciano Alabarse, que já foi secretário municipal da Cultura na segunda gestão do prefeito Jairo Jorge, contou estar muito feliz com o convite para a curadoria da Feira do Livro de Canoas. “Todos nós amamos o livro e a literatura. Para essa edição, fechamos uma parceria com a diretoria de Escrita Criativa da PUC e também queremos contar com a participação das universidades de Canoas. A valorização dos autores locais é muito importante”, comentou Alabarse.

Conheça mais sobre Lilian Rose Marques da Rocha – Farmacêutica e Analista Clínica(UFRGS), especialista em homeopatia (ABH), musicista (Liceu Palestrina), ela tem trabalhos reconhecidos como escritora. É autora dos livros A Vida Pulsa: Poesias e Reflexões, Editora Alternativa, 2013, de Negra Soul, Editora Alternativa (2016) e Menina de Tranças, Editora Taverna (2018). Coautora do livro Leli da Siva- Memórias: Importância da História Oral (2018). Membro da Coordenação do Sarau Sopapo Poético, Acadêmica da Academia de Letras do Brasil-Seccional-RS, Cadeira 49. Participante de inúmeras antologias poéticas brasileiras e portuguesas.

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar