PREFEITURA: ACOLHIDA DO BEM DE CANOAS JÁ ABRIGOU QUASE 500 PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Iniciado no dia 11 de junho, a Acolhida do Bem completa duas semanas neste sábado (25). Ao todo, a ação da Prefeitura de Canoas, que tem como objetivo abrigar moradores em situação de rua durante o inverno, já ajudou 482 pessoas na cidade. O local da assistência oferecida há 13 dias é o Ginásio do Colégio São Paulo (Rua Lajeado, 1.300, bairro Niterói), cedido pela Fundação LaSalle para esta edição. Cortes de cabelo, peça teatral e ginástica laboral, também foram oferecidos recentemente.

Corte de cabelo

Os moradores em situação de rua acolhidos do frio receberam uma injeção de autoestima quinta-feira à noite (23). O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) disponibilizou profissionais para cortes de cabelos gratuitos. “Eles precisam tomar um banho, pegar uma senha e aguardar serem chamados. Mexe muito com a autoestima deles. Saem felizes quando se olham no espelho com o cabelo cortado”, explica o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves.

Até às 20h, cerca de sete pessoas haviam passado pelas cadeiras das cabeleireiras. Para o desabrigado Luciano da Silva, 42 anos, participar da ação renova forças para continuar buscando o seu lugar de direito. Ele estava há um mês sem cortar o cabelo. “A gente fica bem apresentado. Meu sonho é voltar a ser o que eu era; digno, a ser reconhecido pela sociedade novamente”, comentou enquanto recebia o atendimento.

Banco de Oportunidades

O morador de rua Joel Rodrigues Cardoso, de 38 anos, morou pelas ruas de Canoas, durante anos, mas com ajuda do Banco de Oportunidades da Prefeitura de Canoas, instalado no ginásio, ele conseguiu emprego. Nesta sexta-feira (24), começa a trabalhar na Mecanicapina Limpeza Urbana Ltda.

Joel contou que procurou emprego diversas vezes, mas, nunca teve sucesso. Segundo ele, o motivo era o fato de viver em situação de rua. “As pessoas pediam residência fixa para arrumar um emprego, e aí eu dizia que não tinha, e eles diziam que não tinha como arrumar um serviço pra mim”, disse. Depois de cadastrar seu currículo no Banco de Oportunidades na Acolhida do Bem, na semana passada, que Joel recebeu uma oportunidade.

Cultura para os abrigados

O espetáculo performático “Cunhãs”, do grupo PanaPaná, também foi apresentado para os assistidos da Acolhida do Bem. A peça de teatro retrata a vida e essência de quatro mulheres: Malala Yousafzai, Frida Khalo, Domitila de Chungara e Maria da Penha. A apresentação, que traz a lembrança de mulheres curandeiras, benzedeiras, indígenas e ancestrais, animou o público presente. Além da peça de teatro também há uma estante com livros para quem quiser ler durante a noite.

Animais de estimação

Desde do início da Acolhida do Bem, seis pets já passaram pelo ginásio. O secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, disse que haverá busca ativa com um microônibus que percorrerá a cidade durante o inverno rigoroso. As pessoas em situação de rua podem embarcar com destino ao ginásio na companhia de seus animais de estimação. “Eles também serão bem-vindos e esperados com água e ração”, garantiu.

Todos os dias, os portões do colégio são abertos às 18h para receber as pessoas que precisam de acolhimento. Todos passam por uma triagem, realizando o teste da Covid-19, requisito para poder entrar no local. Roupas e kits de higiene são recebidos logo em seguida.

Confira o serviço:

Onde?
Ginásio do Colégio São Paulo (Rua Lajeado, 1300, bairro Niterói).

Quando?
Por tempo indeterminado. Enquanto durar o frio, diariamente das 18h às 7h.

Quem?
O público alvo da atividade são os moradores em situação de rua de Canoas e seus animais. Equipes estarão fazendo rondas pela cidade para conduzir os desabrigados ao ginásio, e no dia seguinte levarão de volta aos respectivos locais de acolhimento.

Doações de Agasalhos
As doações podem ser feitas no ginásio do Colégio São Paulo La Salle (Rua Lajeado, 1300, bairro Niterói), na sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças), ou em algum dos 20 pontos da Campanha do Agasalho. Para mais informações, o telefone para contato da Defesa Civil é 51-99322-5764.

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar