PREFEITURA: LANÇAMENTO DE EXPOSIÇÃO CONCLUI PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AOS ANIVERSÁRIOS DE CANOAS E DA VILLA MIMOSA

O ato de abertura da exposição “Sobre o que não falei”, na Casa das Artes Villa Mimosa, finalizou o dia de atividades especiais alusivas aos 83 anos de Canoas. O lançamento da mostra, que traz obras da artista Mônica Sofia, também marcou o aniversário de 10 anos da Villa Mimosa. A ação contou com um coquetel de abertura e apresentação do grupo Coral Vocal Sapiens.

“Passamos hoje por diversos lugares da cidade anunciando investimentos para todas as áreas de Canoas. Encerrar o dia do aniversário de 83 anos do nosso município aqui, na Villa Mimosa, onde se vivencia cultura e onde está muito da nossa história, é uma alegria muito grande para mim”, enfatizou o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques. 

A exposição, pensada e organizada especialmente para a edição comemorativa dos 10 anos da Villa Mimosa, apresenta desenhos em telas médias e grandes. “Sobre o que não falei ”nasceu a partir das inquietações desenhadas e escritas, retratadas nos desenhos produzidos diariamente, desde 2009, a partir das pesquisas de graduação, mestrado e doutorado realizadas pela artista. O conceito da exposição parte do compromisso assumido pela autora de desenhar todos os dias.

“A mostra traz personagens criados pela artista e pelo seu espaço de vivência, que forja as características dessas personagens, introduzindo o observador nesse ambiente subjetivo”, comenta a gestora da Villa Mimosa, Rosângela Cardoso. Ela ainda destaca que será criada uma nova personagem para a exposição, que retrata Arminda Genuína Kessler, a Dona Mimosa, que dá nome a Casa das Artes.

Sobre a artista

Mônica Sofia – Artista, pesquisadora e professora, é doutoranda em Poéticas Visuais pelo PPGAV/Instituto de Artes da UFRGS. Sua formação inclui cursos sobre História da Arte e Teoria da Arte Contemporânea. Como complemento para sua formação durante o mestrado, desenvolveu o curso de “História da Arte – sob uma perspectiva do desenho”, ministrado em diversos espaços culturais. A artista expõe seus trabalhos individual e coletivamente, além de possuir obra no acervo do MACRS (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS). 

10 anos da Villa Mimosa

A Casa das Artes Villa Mimosa está comemorando seus 10 anos de atividades artístico-culturais abertas à comunidade. Espetáculos musicais, teatro, dança, exposições de artes visuais, residências artísticas e mostras de diversas vertentes culturais, já passaram pelo espaço. Durante esse período, mais de 1.200 atividades foram realizadas na Casa, sendo apresentadas para milhares de pessoas. O espaço cultural ganhou esse nome em lembrança à antiga moradora, Arminda Genuína Kessler, conhecida como Dona Mimosa.

Serviço

Visitação: de 28 de junho à 28 de agosto;

Atendimento ao público e visitação: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados e domingos, das 14h às 18h;

Av. Guilherme Schell, nº 6270, Centro;

Fone: (51) 3428 5789;

Email: villa.mimosa@canoas.rs.gov.br.

 

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar