PREFEITURA: MAIS DE 2 MIL CRIANÇAS ATENDIDAS EM QUATRO UNIDADES DE SAÚDE ABERTAS

O segundo sábado com quatro unidades de saúde abertas para realização de serviços direcionados às crianças foi de grande movimento. Ao todo, foram 2.336 atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem, vacinas e outros procedimentos. A abertura de uma unidade em cada quadrante aos sábados, busca reaproximar a relação entre comunidade e equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que foi prejudicada durante a pandemia. As equipes são o primeiro contato com a família e conhecem, de fato, a realidade de cada comunidade. Ainda repassam orientações sobre prevenção, cuidados e fazem o primeiro encaminhamento para atendimentos médicos e de enfermagem.

O secretário da Saúde, Aristeu Ismailow, reforça que esta relação, além de promover a saúde das famílias, tem impacto direto na prevenção de doenças. “Os agentes acompanham cada membro da casa, participam do dia a dia familiar, e necessitando, encaminham para a rede de saúde quando observam os primeiros sintomas ou suspeitam de alguma doença. Essas ações evitam o adoecimento e, consequentemente, a necessidade de internações, por exemplo.” Além da retomada desta aproximação com as equipes de saúde primária, a abertura das unidades para atendimento infantil, também amplia a rede de atendimento para esta faixa etária no Município. Desta forma, desafoga outros pontos, como as UPAS.

Ismailow reforça que a Administração está empenhada em garantir o acesso à saúde para as crianças, principalmente neste período de inverno, onde aumentam as doenças infantis. Neste sentido, foi aberto em junho, o Centro de Atenção à Saúde da Criança, que atende de segunda a sexta-feira, na avenida Guilherme Schell, 6184, das 8h às 20h, exclusivamente, para crianças de zero até os 12 anos. Nos primeiros três dias com as portas abertas, foram 621 atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem, realização de testes da Covid, encaminhamentos, entre outros.

Atendimento deve ser agendado previamente

O atendimento aos sábados deve ser agendado com antecedência, com os agentes de saúde da família, ou diretamente na unidade de saúde que estará aberta no final de semana.
No próximo sábado, 25 de junho, as unidades com atendimento pediátrico serão Guajuviras, Vila Fernandes, Boa Saúde e Mathias Velho. Os serviços acontecem das 8h às 16h.

Unidade com atendimento no próximo sábado

Quando: 25 de junho
Hora: 8h às 16h

Onde:
Boa Saúde: Rua Boa Saúde, 1640 – Bairro Rio Branco
Guajuviras: Av. Principal, 1991 – Bairro Guajuviras
Mathias Velho: Av. Rio Grande do Sul, 1615 – Bairro Mathias Velho
Vila Fernandes: Rua Gomes Freire de Andrade, 1036 – Bairro Niterói

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar