PREFEITURA: PRIMEIRA ESCOLA CÍVICO-MILITAR DE CANOAS COMEÇOU A FUNCIONAR NESTA SEMANA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro, no Bairro Fátima, iniciou na última segunda-feira (27), as atividades como a primeira escola cívico-militar da cidade. O modelo foi efetivamente implementado após o primeiro ato cívico na instituição. Ao todo, são 493 alunos matriculados na escola.

O contrato para a mudança de formato da escola aconteceu em fevereiro de 2021. Desde então, os gestores seguiram todos os processos para implantação do modelo. No último mês, foram nomeados os monitores, que são brigadianos da reserva que retornam à ativa. O processo de seleção foi feito pela Brigada Militar, que também foi responsável pelo treinamento desses profissionais para exercerem a função.

A partir deste novo formato, a escola deverá receber novos uniformes com base nos modelos cívico-militar. “Estamos iniciando o processo de elaboração do termo de referência para a compra dos uniformes. Dentro do programa, o município tem o prazo de até dois anos para adquirir os modelos. Enquanto isso, os estudantes seguem utilizando as roupas padrão cedidas pelo Município”, enfatizou a secretária da Educação, Beth Colombo.

Ainda segundo a secretária, a comunidade escolar pode ficar tranquila com relação à questão do ensino. “Não há influência sobre a grade pedagógica. O que mais se altera são as questões relacionadas à gestão das relações. Da porta da sala de aula para dentro, a autonomia é do professor e da equipe diretiva. Eles vão intervir mais no processo de regras, disciplina, boas condutas e valores éticos, civis e morais”, esclarece.

Para a diretora da instituição, Jacqueline Fernandes, é uma honra para toda a comunidade escolar ser escolhida como piloto do projeto. “Como diretora da EMEF CM Ícaro, me sinto lisonjeada em fazer parte desta nova etapa na educação municipal de Canoas. A escola Cívico-Militar trouxe aos nossos alunos um comprometimento com a disciplina, ordem e respeito. Observamos, a cada dia que passa, um entrosamento para atingir as metas propostas pelo projeto. A comunidade está muito satisfeita com o trabalho desenvolvido com seus filhos. Os militares estão engajados junto ao Projeto Político-Pedagógico da escola, e trabalham em parceria com os docentes”, comenta.

Escola Cívico-Militar
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

O objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das polícias e dos corpos de Bombeiros Militares.

O Município de Canoas atende ao Programa em parceria com a Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar