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PREFEITURA: PROCON CANOAS ATENDE MAIS DE 15 MIL CONSUMIDORES NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022

PREFEITURA: PROCON CANOAS ATENDE MAIS DE 15 MIL CONSUMIDORES NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022

Somente nos primeiros seis meses de 2022, o PROCON Canoas registrou 15.192 atendimentos. O relatório emitido pelo órgão com balanço de janeiro a junho aponta que, do total de atendimentos preliminares realizados, 4.417 foram presencialmente, 8.997 consultas por telefone e 1.854 por e-mail.

As empresas e serviços com mais reclamações registradas pelo Procon se enquadram nas categorias de: assuntos financeiros com 34,1% dos atendimentos, companhias e serviços de telecomunicações com 15,7%, seguido de produtos com 12,4% e serviços com 8,5%, além de água e luz com 8,1%.

A coordenadora do Procon Canoas, Taís Marques, explica como funciona o processo quando o consumidor procura a unidade com uma reclamação. “Nós buscamos sempre resolver a situação o mais rápido possível. Quando o consumidor ou a empresa chega até nós com um problema, já buscamos fazer uma conciliação. Não obtendo resultado, abrimos uma CIP (Carta de Informação Preliminar), cujos períodos são um pouco maiores, visto serem encaminhados via Correios. Após isso, se o problema não for resolvido, aí resolvemos com medidas administrativas”, disse.

“É sempre importante ressaltar que o Procon é um órgão administrativo de orientação, educação e proteção aos consumidores. Caso não haja acordo, orienta-se aos consumidores que eles ingressem judicialmente para a resolução de sua pendência. Todos que se sentirem lesados ou verificarem algo em desconformidade com o Código de Defesa do Consumidor, devem nos comunicar para que possamos sanar essas irregularidades, melhorando assim o atendimento aos demais consumidores e evitando que outros saiam no prejuízo”, frisou Taís.

Para buscar atendimento junto ao Procon, os atendimentos são realizados na Rua General Salustiano, 142 – Mal. Rondon, além das unidades descentralizadas localizadas na Rua Santa Catarina, 3420 – Mathias Velho e Avenida 17 de Abril, 1110, no bairro Guajuviras. Mais informações pelos telefones 51.32362051 e 51.32362052. As denúncias podem ser realizadas também pelo WhatsApp (51) 99149-0991 ou pelo e-mail procon.fiscal@canoas.rs.gov.br.