PREFEITURA: RESUMO DOS 4 ANOS

“Canoas, minha terra. Município de valor”. É assim que cantamos em nosso hino. Isso porque a cidade se tornou a terra de muitas pessoas que vieram de diferentes lugares e encontraram aqui uma motivação para criar sua família, construir projetos e viver sonhos. E foi por essas pessoas: trabalhadores, pais e mães de família, idosos, jovens, estudantes e nossas crianças que Canoas vem passando por uma grande transformação nos últimos quatro anos. Além do combate aos alagamentos, três áreas foram prioridades: saúde, segurança e educação.

Os investimentos pesados na segurança pública fizeram de Canoas uma das cidades mais seguras da Região Metropolitana. Todos os índices de violência diminuíram ano após ano. E os investimentos na segurança já estão garantidos para 2021. Na educação, nossas crianças têm escolas reformadas, com a infraestrutura que elas e os professores merecem. E os alunos ainda serão recebidos com tecnologia quando as aulas voltarem, com computadores e com as ferramentas do Google for Education, que atenderá todos os alunos do ensino fundamental.

Na saúde pública, um grande projeto de transformação iniciou em 2017. O Hospital Universitário (da Ulbra), que agora é Hospital Municipal de Canoas, teve todos os andares reformados e ganhou 200 leitos clínicos e 40 leitos de UTI. E lá foram inauguradas as Clínicas de Saúde da Criança e da Mulher. O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) também está sendo reformado e melhorado para realizar um atendimento mais humanizado aos canoenses.

Ao todo, 14 unidades de saúde foram reformadas e ampliadas, e se transformaram em Clínicas de Saúde, que fazem um trabalho de acolhimento de urgências e prevenção de doenças. O bairro Rio Branco ganhou a UBS Imaculada, no antigo prédio da UPA do Idoso. Já o atendimento especializado à terceira idade foi ampliado e hoje chama-se Clínica de Saúde do Idoso, localizada na avenida Guilherme Schell, 6184.

Entre tanto trabalho, também cuidamos da vida de milhares de canoenses em meio à pior crise de saúde pública da nossa história. Canoas serviu de exemplo para todo o Rio Grande do Sul na gestão da pandemia da Covid-19. Foi uma das primeiras cidades a criar um Comitê de Enfrentamento ao vírus, montar hospitais de campanha, ampliar leitos de UTI, exigir uso de máscara em locais públicos e fazer uma gestão eficiente entre salvar vidas e preservar o emprego e a renda da população.

Além disso, desde 2017, Canoas vem experimentando um vigoroso ciclo de desenvolvimento econômico, baseado no bem-estar social, na excelente infraestrutura, no estímulo ao empreendedorismo e ao investimento na cidade. Canoas se consolidou como uma força econômica, o que coloca a cidade no centro das atenções de investidores de todo o Brasil. O compromisso da Prefeitura de Canoas nestes últimos quatro anos foi para melhorar todas as áreas, oferecendo mais cidadania, mais oportunidades para todas as idades e melhores condições de vida para cada canoense que deposita em nossa cidade a esperança de um futuro melhor. Governos passam, mas as conquistas são da cidade!

 SAÚDE 

Antigo HU, Hospital Municipal de Canoas teve todos os andares reformados 

Em quatro anos, a Prefeitura de Canoas reformou todos os dez andares do antigo HU, atual Hospital Municipal de Canoas. Além disso, com a reabertura do sétimo e do nono andar que estavam fechados, o hospital ganhou mais 200 leitos clínicos permanentes.

Clínica de Saúde da Mulher

No quinto andar do Hospital Municipal de Canoas, a Clínica de Saúde da Mulher oferece pronto atendimento 24 horas para atendimento ginecológico e obstétrico.

Clínica de Saúde da Criança

A Clínica de Saúde da Criança é um pronto atendimento pediátrico que funciona 24 horas, no primeiro andar do Hospital Municipal de Canoas.

Após reformas, Canoas ganhou novas Clínicas de Saúde da Família

 Além do que oferecem as Unidades Básicas, as Clínicas de Saúde da Família têm atendimento noturno e mais serviços para os canoenses. Até o momento, oito unidades foram completamente reformadas e transformadas em Clínicas, onde é possível ter acesso a consultas médicas e com dentista, medicamentos, marcação de consultas, atendimentos ambulatoriais, vacinas, testes rápidos, exames clínicos e curativos.

Canoas se destaca na pandemia

 População aprova os hospitais de campanha

 A Prefeitura de Canoas saiu na frente ao construir verdadeiros hospitais de campanha para melhor cuidar da saúde dos canoenses. Anexos as UPAs Rio Branco e Boqueirão, os dois hospitais contavam com 20 leitos clínicos e quatro leitos de UTI, totalmente estruturados e equipados. Em menos de seis meses, foram atendidos mais de 17 mil pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19.

Contratação de 700 profissionais de saúde

 Entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e outros, para reforçar o combate à pandemia de coronavírus no município.

Canoas recebe novas ambulâncias

 Para agilizar os atendimentos de urgência, Canoas recebeu mais 6 ambulâncias. Elas atendem toda a cidade, diminuindo o tempo de espera.

Vacinação contra a gripe é realizada em casa

A Prefeitura de Canoas inovou em 2020 ao realizar a vacinação em casa com idosos, mães de recém-nascidos, gestantes, pessoas com deficiência e crianças de até 6 anos, visando diminuir a circulação desses públicos e evitar contaminação pelo vírus da Covid-19.

Saúde Tá na Área é sucesso

 O Saúde Tá na Área contempla canoenses de todos os quadrantes com acesso aos atendimentos do ônibus adaptado com serviços médicos e odontológicos. A cada parada, a população local pode contar com testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), consulta com dentistas, aplicação de vacinas e pesagem para as crianças. O Centro de Referência em Assistência Social Móvel (CRAS Móvel) também esteve presente, emitindo documentos e facilitando o ingresso dos interessados ao CadÚnico e ao Bolsa Família.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Emprego e renda para Canoas

 Nos últimos anos, Canoas se tornou um novo núcleo de desenvolvimento econômico da região Sul do Brasil. Isso foi possível graças a amplos investimentos, redução de impostos e ao trabalho da Prefeitura na desburocratização do processo de abertura de empresas e formalização de pequenos negócios. Entre 2017 e 2020, foram abertas 16.890 novas empresas em Canoas, fortalecendo a economia do município e gerando emprego e renda para os canoenses.

Dois parques industriais

 Canoas conta com dois parques industriais: o Parque Canoas de Inovação (PCI), inaugurado em 2018, e o Jorge Lanner. Além das três empresas já instaladas no PCI, o local receberá o Quântico Data Center, que investirá R$ 350 milhões na cidade. As obras já estão em andamento. O Jorge Lanner está com um projeto de expansão em desenvolvimento. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) trabalha para atrair e captar novas empresas para instalação nos dois parques.

Incentivos para empresas

Um pacote de incentivos fiscais foi lançado em 2018, com foco na geração de empregos e renda. Ao todo, foram três projetos de lei elaborados, entre eles a modificação do Fumdecan, para conceder isenção de impostos para atrair novas empresas; e a mudança no código tributário que diminui impostos para 19 setores considerados estratégicos para o desenvolvimento do município.

Lei de Liberdade Econômica

 Canoas foi uma das primeiras cidades a assinar a Lei de Liberdade Econômica, que permite que empresas com atividades de baixo risco sejam dispensadas da obtenção de alvará.

Banco de Oportunidades

 A Prefeitura ainda conta com o Banco de Oportunidades, uma ferramenta online que visa aproximar trabalhadores das empresas. Atualmente, o Banco tem mais de 870 empresas cadastradas.

EDUCAÇÃO

 As escolas de Canoas estão de cara nova

 Na educação infantil, oito escolas reconstruídas e ampliadas: EMEIs Beija Flor, Bem Me Quer, Cara Melada, Tia Lourdes, Vó Babali, Pé de Moleque, Carinha de Anjo e Tia Maria Lucia.

No ensino fundamental, a reconstrução de sete escolas

 Demandas históricas dos canoenses foram atendidas pela Prefeitura de Canoas. Escolas pequenas e com problemas estruturais estão sendo substituídas por espaços modernos, com climatização e tecnologia para dar melhores condições de aprendizagem aos alunos e de trabalho aos professores.

Prefeitura Mais Perto

O projeto Prefeitura Mais Perto, da Secretaria Municipal das Relações Institucionais e Comunicação, leva os serviços da prefeitura para dentro de uma escola, aproximando-se da comunidade. Além de oferecer atendimentos como solicitação de documentos, entrega de currículos, corte de cabelo e exames de saúde, a Prefeitura de Canoas já revitalizou uma EMEI e seis EMEFs em edições do programa

Canoas é a primeira cidade a ter o Google For Education em todas as EMEFs

 A parceria firmada pela Prefeitura de Canoas com a Google garantiu que todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) fossem beneficiadas com acesso às ferramentas Google digitais, computadores Chromebook, formações para professores e salas Google.

Mais vagas em creches e pré-escola

 Canoas é um dos municípios que mais abriu vagas na educação infantil nos últimos quatro anos. Pela primeira vez na história da cidade, todas as crianças inscritas na pré-escola foram chamadas e matriculadas. São mais vagas, mães e pais mais tranquilos e filhos recebendo educação e atendimento de qualidade!

Número de matriculados nas EMEIs:

2016: 8.205 vagas

2020: 10.375 vagas

ESPORTE E LAZER

 Talentos do Esporte realiza sonhos de jovens atletas

 O programa forma atletas de alto rendimento e oferece locais para treino, acompanhamento com equipes técnicas e multidisciplinares, uniformes e auxílio-transporte. Entre as modalidades do Talentos, estão handebol, voleibol, basquete, ginástica rítmica, ginástica artística, boxe, judô e atletismo.

 Estação Cidadania dá condições dignas para atletas

 Canoas ganhou com a inauguração do Estação Cidadania. O complexo esportivo conta com um moderno ginásio para prática de ginástica rítmica e artística, arquibancada para 177 pessoas, espaço para prática de judô, academia e, na parte externa, uma pista de atletismo.

CULTURA

 Mais estrutura para fomentar eventos no Eduardo Gomes

 A pista de tiro de laço do Parque Esportivo Eduardo Gomes passará a ser coberta e o parque ganhará um Centro de Eventos. Com mais estrutura, a cidade ganhará com eventos que vão movimentar a economia. As obras serão concluídas no primeiro trimestre de 2021.

Cultura de ponta a ponta

 Canoas ganhou com a inclusão do Turismo ao status de secretaria. A cidade recebeu do Governo Federal o Selo + Turismo, entrou no mapa turístico do país e se credenciou para receber investimentos. O artista canoense foi valorizado com um aumento significativo na contratação de artistas locais. Mais de 2 milhões de pessoas participaram das atividades e eventos realizados nos equipamentos culturais, teatros, ruas, parques e praças nos últimos 4 anos.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 Idosos atendidos em casa

 Para evitar contaminação pela covid-19, as mais de 900 cestas de alimentos do programa Cidadania Alimentar estão sendo entregues diretamente nas residências dos idosos. Além disso, a média mensal de cestas distribuídas pela Prefeitura triplicou. Desde o início da pandemia, quase 20 mil sacolas de alimentos foram entregues em residências da cidade.

Auxílio transporte melhorou a vida de canoenses vulneráveis

Mais de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas com auxílio transporte para facilitar a mobilidade em ocasiões de emergência.

Cartão Social diminuiu impactos da pandemia

Famílias cadastradas no CadÚnico e atingidas pelos efeitos da pandemia passaram a contar com o auxílio do cartão social. O benefício garante a elas R$ 150 por mês, que devem ser aplicados exclusivamente em alimentos e medicamentos.

Programa Gerações oferece mais dignidade aos idosos

 Inédito no país, o Gerações oferece capacitações gratuitas para idosos, possibilitando a reintegração deles ao mercado.

BEM-ESTAR ANIMAL

 Mais castrações e cuidado com os animais no novo CBEA

 O Centro de Bem-Estar Animal foi reinaugurado em maio de 2018 após passar por uma série de reformas estruturais, com ampliação dos canis e construção de dois novos.

Através do Bikeko, mais sustentabilidade e respeito com os animais

 Parte do programa Canoas Sem Carroças, o Bikeco foi criado como alternativa de trabalho aos coletores de materiais recicláveis.

SERVIÇOS URBANOS E OBRAS

A maior Usina de Reciclagem da Construção Civil do Brasil traz benefícios para Canoas

 A Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC), implantada há pouco mais de um ano, garante 100 empregos diretos e materiais que, após o processo de reciclagem, são empregados em obras e melhorias.

Combate aos alagamentos

 Canoas realizou a maior ação de combate aos alagamentos da história da cidade nos últimos 4 anos. São realizadas constantemente limpe2016 2020 za de boca de lobo, limpeza de valas, limpeza das canalizações, criação de poços de visita, criação de canalização auxiliar, entre outros serviços.

Asfalto de qualidade em todos os bairros de Canoas

 A cidade ganhou 90 km de asfalto nas principais avenidas e ruas, que ligam bairros e têm grande movimentação. De cara nova, estão sem buracos, previnem acidentes e facilitam o deslocamento dos canoenses.

SEGURANÇA

Segurança se faz com investimento, integração e inteligência

 A Prefeitura de Canoas conquistou nos últimos quatro anos grandes transformações na segurança pública. Quarenta e cinco viaturas passaram a reforçar o policiamento nas ruas, 12 motocicletas dão o mais agilidade à Brigada Militar e Guarda Municipal e novas instalações foram adquiridas para qualificar o trabalho das forças de segurança: 2ª Companhia da Brigada Militar, 1ª Delegacia de Polícia (DP) e 3ª Delegacia de Polícia (DP). Além disso, a Brigada Militar e a Guarda Municipal ganharam novo armamento e equipamentos.

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar