PREFEITURA: SECRETÁRIA ESTADUAL DA SAÚDE ARITA E PREFEITO NEDY VISITAM HPSC

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, juntamente com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e secretário municipal da Saúde, Aristeu Ismailow, visitaram nesta terça-feira (12) o Hospital de Pronto Socorro Prefeito Doutor Marcos Antônio Ronchetti (HPSC). A atividade teve como finalidade acompanhar as ações desenvolvidas na casa de saúde, que está sob intervenção do Estado, desde abril deste ano. O grupo, que contou ainda com a presença das interventoras Eleonora Gehlen Walcher e Suelen Arduin, da secretária municipal adjunta da Saúde, Denise de Mello da Silva, e dos diretores do HPSC, Angélica Bellinaso, Álvaro Fernandes e Rogério Schneider, visitou a UTI pediátrica do hospital. O novo espaço, aberto no mês de junho, ampliou a capacidade de atendimento infantil do Município, em um período em que as doenças respiratórias afetam com maior intensidade as crianças.

Na ocasião, as interventoras anunciaram as tratativas para abertura, em breve, de novos leitos de UTI para casos de urgência e emergência, com recursos federais na ordem dos 2,6 milhões. A implantação, que já tem autorização dos órgão de saúde, visa desafogar a demanda da instituição que, além de Canoas, atende pacientes de outras 156 cidades do Rio Grande do Sul. “Nós estamos aqui hoje. Mas no futuro, a partir do processo de licitação, virá uma nova gestão e pegará o hospital com muitas questões já resolvidas”, falou Arita.

Também está sendo encaminhado o processo para habilitar o HPSC a oferecer residência médica em cirurgia do trauma e medicina de emergência. As residências já estão autorizadas pelo Ministério da Educação. Atualmente, o HPSC conta com cerca de 14 residentes, de diferentes áreas. O prefeito em exercício Nedy destacou a atuação das interventoras e os esforços que a Administração Municipal está desempenhando no sentido de habilitar a nova empresa gestora e retomar todo o potencial assistencial que o hospital tem. “O pronto socorro é um excelente hospital, tem ótimos profissionais e estamos trabalhando para que a nova gestão possa dar andamento de forma séria e responsável, otimizando o atendimento, trazendo modernização e oferecendo um serviço de qualidade e resolutividade como os canoenses merecem.”

Processo para escolha de nova gestão está em andamento
Está aberto o edital para contratação de empresa que realize a gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde do HPSC. A entrega das propostas deve ser feita até às 10h do dia 04 de agosto, na Rua Cândido Machado, 429, 4º andar – Centro. O edital prevê valor máximo de repasse de R$ 105 milhões, para 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses.

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar