Alunos de Direito de 12 unidades da Ulbra contam trajetória de superação
O Prêmio Histórias Que Inspiram, organizado pelo Direito da Ulbra, virou série de TV. O concurso foi criado neste ano com o objetivo de premiar estudantes, em cada uma das 12 unidades da Rede Ulbra de Educação, que superaram enormes dificuldades para transformar em realidade o sonho da graduação. Para contar, em vídeos, a trajetória desses estudantes, a Superintendência de Comunicação e Marketing da Ulbra, por meio da Assessoria de Comunicação Social e em parceria com a coordenação do curso de Jornalismo, elaborou a série Histórias Que Inspiram.
Sob a coordenação da professora e coordenadora do Jornalismo, Ana Acker, as assessorias de comunicação de todas as 12 unidades da Rede Ulbra, no Sul, Centro-Oeste e Norte do país, trabalharam na realização de um vídeo de cinco minutos de duração com cada um dos estudantes. São histórias de vida e superação, recheadas com os desafios enfrentados para concretizar os estudos e a relação com a faculdade.
O trabalho de captação, edição e finalização foi realizado de agosto a novembro e nesta terça, 5 de dezembro, ocorre a exibição do primeiro episódio no final do programa Poder RS, da Ulbra TV, apresentado pelo jornalista Orestes Andrade Junior, a partir das 18h. Os episódios serão apresentados sempre ao final do Poder RS, de terça-feira a sexta-feira, até 22 de dezembro. Toda a série estará disponível nos canais do YouTube da Ulbra e da Ulbra TV, sempre após a exibição na televisão.
“Todas as histórias concorreram ao prêmio, e os vencedores simbolizam a diversidade e o acolhimento dos nossos cursos”, destaca o diretor das faculdades de Direito da Rede Ulbra, Carlos Alberto Lontra. A premiação dos estudantes ocorreu de forma simultânea em todas as 12 unidades da Ulbra no país, no final de agosto, durante a realização da Aula Magna dos cursos de Direito. Os autores das histórias que mais emocionaram ganharam um tablet, um diploma pelo prêmio e o reconhecimento de professores, colegas e de toda a comunidade acadêmica.
A professora Ana Acker fez a direção geral da série, sob supervisão do coordenador editorial da Rede Ulbra, Marcelo Ermel. Os vídeos das 12 faculdades de Direito foram dirigidos por: Ana Acker (Canoas-RS); Celso Rafael Elesbão e Veleci Morares (Cachoeira do Sul-RS); Rodrigo Samuel Sjlender (Carazinho-RS); Marcelo Marcelino de Jesus (Gravataí-RS); Fernanda Costa de Campos (Guaíba-RS); Christiane Quinan (Itumbiara-GO); Erick Valente (Manaus-AM); Rafael Ishibashi e Lucas Lens (Palmas-TO); Kymberli Stela Wachholz (Santa Maria-RS); Roberta Freitas (Santarém-PA); Carla Miller Trainini, Iná Virginia de Souza Anselmo e Robson Gautier Kaufmann (São Jerônimo-RS); e Adão de Jesus Paz Rodrigues Junior e Tiago Sjlender (Torres-RS).
Programação:
Série exibida durante três semanas na Ulbra TV, no programa Poder RS, a partir das 18h:
Primeira semana
Terça (5/12) — Manaus
Quarta (6/12) — Carazinho
Quinta (7/12) — Guaíba
Sexta (8/12) — Gravataí
Segunda semana
Terça (12/12) — Cachoeira do Sul
Quarta (13/12) — Palmas
Quinta (14/12) — Santarém
Sexta (15/12) — Santa Maria
Terceira semana
Terça (19/12) — Torres
Quarta (20/12) — Itumbiara
Quinta (21/12) — São Jerônimo
Sexta (22/12) — Canoas