PROCON CANOAS REALIZA MAIS DE 5600 ATENDIMENTOS EM 100 DIAS DE GOVERNO

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Canoas (Procon), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública, divulgou o balanço dos 100 primeiros dias do ano em relação aos atendimentos e taxas de resolução das reclamações registradas na unidade.

Com a função de defender os direitos do consumidor, através de processos administrativos, o Procon realizou, neste período, 5624 atendimentos. Sem o atendimento presencial durante alguns dias em função da pandemia da Covid-19, o órgão disponibilizou atendimento on-line via e-mail, telefone e WhatsApp.

O índice de resolução das demandas no atendimento preliminar chegou a 78,64%. Em relação às 10 empresas mais demandadas no Procon, o índice de solução preliminar é superior a 90%. Entretanto, quando tratam-se de compras pela internet, o índice de acordo no atendimento preliminar é de 68,87%. De acordo com os dados, foram aplicadas 36 multas ao longo deste ano, totalizando R$233.972,34. A arrecadação foi de R$432.256,70, superior às multas aplicadas em virtude de pagamentos de multas em atraso pelas empresas.

A diretora do Procon, Taís Marques, ressalta que, embora o órgão fiscalize os estabelecimentos comerciais, apure denúncias e atue na resolução de conflitos, uma das principais funções é orientar os canoenses sobre seus direitos e garantias nas relações de consumo. “Por isso, buscamos sempre auxiliar o consumidor nas suas decisões e sugerimos para que façam sempre pesquisas de preço, sobretudo, em datas mais comerciais. Chamamos atenção também para que os canoenses tenham cuidado na hora de realizar compras pelas redes sociais, pois tem sido cada vez mais comum reclamações em relação a esses canais, uma vez que o consumidor acaba não tendo os dados do vendedor, impossibilitando a solução através do Procon”, explica Taís.

Como garantir seus direitos
O consumidor pode comparecer pessoalmente à sede do Procon Canoas portando o seu RG, CPF, comprovante de residência no próprio nome ou declaração de que reside no local, além dos documentos referentes à reclamação (nota fiscal, contrato, fatura, ordem de serviço, e-mails), devendo agendar atendimento por telefone previamente.

O Procon fica localizado na Rua General Salustiano, número 142, esquina com a Rua Duque de Caxias, bairro Marechal Rondon. O horário para agendamento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, pelos telefones (51) 3236-2051 e (51) 3236-2052, com o atendimento presencial das 12h às 17h. Nestes canais, também é possível esclarecer dúvidas e obter mais informações.

As denúncias podem ser realizadas pelo WhatsApp (51) 99149-0991 ou pelo e-mail procon.fiscal@canoas.rs.gov.br.

Você pode gostar...

Fale Conosco
Enviar