Entre as novidades, mesa de anatomia em 3D e diagnóstico por imagens
O investimento em novas tecnologias veterinárias é uma das tendências do mercado e que também chega à aprendizagem dos acadêmicos da área, garantindo resultados melhores, com mais segurança, precisão e em menos tempo. É o que oferece aos alunos e à comunidade o curso de Medicina Veterinária da Ulbra Canoas, que completou 30 anos em 2023. Entre os diferenciais da graduação está o Hospital Veterinário, que atua como clínica-escola, com inovações tecnológicas e centro de diagnóstico por imagens. Também há o manejo com animais de grande porte na fazenda-escola em pleno centro urbano.
A Ulbra oferece uma infraestrutura completa e diversificada para os estudantes de Veterinária ao longo destas três décadas, explica o coordenador do curso, Jean Carlos dos Reis Soares. São laboratórios especializados em diversas áreas, como microbiologia, anatomia e diagnóstico por imagem. “Os alunos adquirem experiência prática e atendem casos reais desde o início da formação”, acrescenta Soares.
Inovação digital
Já está disponível aos acadêmicos da Medicina Veterinária da Ulbra uma mesa de anatomia interativa, conta o coordenador do curso. O equipamento tem uma tela touch de 86 polegadas. A inovação será utilizada por diversas disciplinas do curso, a partir do próximo semestre, facilitando o aprendizado dos alunos e gerando uma experiência de realidade virtual. Embora mantenha uma tradição consolidada ao longo do tempo, o curso também se destaca por sua capacidade de inovação, adaptando-se às demandas da contemporaneidade. “A introdução da inovação digital, por exemplo, transformou radicalmente o processo de aprendizagem ao longo dos anos. A constante atualização técnica, como evidenciado pelo foco no bem-estar animal e na incorporação de equipamentos cada vez mais modernos, é uma característica marcante do curso”, enfatiza o coordenador.
Diagnóstico por imagens
O Hospital Veterinário, além de atuar como clínica-escola, disponibiliza atendimento clínico e cirúrgico, internação, odontologia, oncologia, fisioterapia e acupuntura em animais de pequeno, médio e grande porte, conforme o diretor do hospital, Paulo Aguiar. No local, funcionam os laboratórios de análises clínicas, microbiológicas, parasitológicas, biotecnológicas e histopatológicas, além do centro de diagnóstico por imagens, contando com aparelho de tomografia, explica o diretor. “Nós utilizamos todas essas tecnologias também em animais não convencionais, como tartarugas, coelhos e aves, entre outros”, revela Aguiar. Trata-se de uma solução completa e intuitiva para análise detalhada dos animais, utilizando exames tridimensionais ou em planos. Segundo o diretor, com a nova tecnologia, os estudantes de Medicina Veterinária da Ulbra terão mais uma ferramenta para atingir competências consideradas imprescindíveis para a formação. “Nós procuramos sempre trazer para o aluno as inovações que estão sendo utilizadas no mercado”, ressalta.
Atendimentos em aula
“O Hospital Veterinário da Ulbra tem todos os exames laboratoriais, como de sangue, patológicos, equipamentos de raio x, ultrassonografia, tanto para animais pequenos como de grande porte”, explica a médica veterinária residente Louise Maciel Fernandes, 26 anos. Segundo ela, quando chega um cavalo no Hospital Veterinário da Ulbra, por exemplo, “não é preciso encaminhar para exames em outro local. A Universidade tem toda a infraestrutura. E os atendimentos são realizados também em aula. Assim como o manejo dos animais, manejo sanitário, reprodutivo, incluindo ovelhas, rebanho de vacas, equinos e até búfalos”, conclui a médica veterinária.
Parabéns!